domingo, 25 de maio de 2014

Centenário do Ceará Sporting Club vai ser homenageado na Câmara

Vozão

    A Câmara dos Deputados vai realizar sessão solene para homenagear o centenário do Ceará Sportiing Club, no dia 27 de maio, às 10h. O pedido foi feito em setembro do ano passado, pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE).

    “Homenagear os 100 anos de existência do Ceará Sporting Club é homenagear um grande clube de grande história, é homenagear o futebol brasileiro e todos aqueles que admiram este esporte de grande importância na vida do povo brasileiro. Nosso Vozão merece ser homenageado por essa Casa que é a casa do povo brasileiro”, ressaltou André Figueiredo.

   História - Foi em 2 de junho de 1914 que os amigos Luiz Esteves Junior e Pedro Freire discutiam o futebol, o esporte que havia surgido no Ceará em 1903, trazido por marinheiros ingleses que aportaram em Fortaleza. Os dois decidiram, então, fundar um clube de futebol. Um clube para se tornar a principal referência esportiva na cidade de Fortaleza: o Rio Branco Foot-ball Club. O time logo de cara mostrou para que foi fundado: ser campeão. Já no primeiro campeonato venceu a final contra o Rio Negro por 1x0.

     Em 1915, após um ano de sua fundação, a agremiação passou a se chamar Ceará Sporting Club e o uniforme mudou para calções e camisas brancas com listas verticais pretas. No mesmo ano, o Ceará tornou-se dono da hegemonia no futebol cearense conquistando o pentacampeonato local.

    Em 1963, veio a conquista do tricampeonato quando o esquadrão preto e branco levou o clube à vitória por três anos consecutivos. Em 1971, o Clube foi marcado com a célebre vitória em um dos campeonatos mais disputados da história do Ceará quando jogava contra o seu maior rival.

    Tricampeão em 1977, o Vozão parte para o tetra. A vitória consagradora surgiu no dia 28 de dezembro, diante de 47.340 pagantes no temido estádio do Castelão.

    Em 1994 o alvinegro fez a melhor campanha de um time cearense na Copa do Brasil sagrando-se vice-campeão da competição. Na polêmica final, acabou prejudicado por erros da arbitragem. Mas, o vice-campeonato de 1994 deu ao Ceará o direito de disputar sua primeira competição internacional: a Copa Conmebol de 1995. O ano de 1999 foi marcado pela segunda conquista de um tetracampeonato na história do clube. Em 2013, o Ceará viu mais três títulos seguidos, tornando-se, pela quinta vez, tricampeão cearense.

    Acostumado a títulos e por sua longa trajetória, o Ceará Sporting Club representa a saga do futebol brasileiro, pois, tem as características mais marcantes desse esporte trazido da Inglaterra. Dono de uma linguagem única, associada à perseverança, garra, mobilização, torna o futebol não só uma paixão, mas também uma guerra. Sua torcida, suas canções e seus jogadores conduzem temor aos adversários que reconhecem a força deste clube gigante.

    Serviço: Sessão Solene em homenagem ao centenário do Ceará Sporting Club
    Data: 27 de maio de 2014
    Local: Pelnário da Câmara Federal, Brasília-DF
    Horário: 10h

0 comentários:

Postar um comentário