Ceará e Guarany: alvinegro tem vantagem e gol fora de casa é critério de desempate na final. Conheça os critérios da competição, na explicação do jornalista Fernando Graziani. Embaixador alvinegro não pode ficar desinformado.
É impressionante, mas tem um monte de gente com preguiça de ler o regulamento do campeonato cearense. Ou então não se interessa, afinal, é escolha de cada um. No twitter, neste domingo, por exemplo, não foram poucos os que não compreendiam o gol marcado fora de casa como critério de desempate no confronto entre Icasa e Guarany. Fora alguns profissionais de imprensa, dirigentes e jogadores que também não se interessam muito por regulamento.
Por jogarem em estádios e cidades diferentes, o regulamento é muito claro: gol fora de casa vale como desempate em caso de igualdade nos pontos e no saldo de gols. É por isso que o Icasa, que perdeu por 3×0 na primeira partida das semifinais, precisava ter feito 5×1 em Juazeiro depois do gol que sofreu do Guarany e não 4×1.
Para a final, por ter melhor campanha somando a segunda fase e as semifinais, o Ceará tem a vantagem de atuar por dois resultados iguais. Exemplo: 0×0 em Sobral e 0×0 no Castelão. Ou 2×1 para o Guarany em Sobral e 2×1 para o Ceará no Castelão. É uma vantagem de jogar, portanto, por dois resultados idênticos em função do critério do gol fora, que vai estar presente. No mais, quem fizer quatro pontos fica com o título ou com o mesmo número de pontos e melhor saldo (ou ter feito mais gols como visitante).
Também por isso, além do elenco muito mais rico e preparado, o Ceará é muito favorito para ficar com o título. O Guarany é heroico. Superar um time que disputa a Série B é muito complicado diante de tantas dificuldades. Jogadores honrados vão certamente fazer o possível para ampliar a conquista do vice-campeonato e da Copa do Nordeste 2014, que já é enorme.
O primeiro jogo da final é nesta quarta-feira, no Junco. O Castelão será o palco da segunda partida.
0 comentários:
Postar um comentário