sexta-feira, 26 de abril de 2013

:: Ceará e Fortaleza dependem um do outro para evitar confronto nas semifinais

Foto: Kléber A. Gonçalves

Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/timedefora/

Maiores rivais do futebol cearense, Ceará e Fortaleza dependem um do outro para evitar um confronto entre eles já nas semifinais do Campeonato Cearense.

Restando apenas 1 rodada para o término da segunda fase e com ambas as equipes estando classificadas, os times treinados por Leandro Campos e Hélio dos Anjos jogarão domingo de olho no jogo do adversário. Isto porque não basta fazer o resultado, é necessário saber o resultado do jogo do rival para saber se haverá ou não dois Clássicos-Rei na semifinal.

Após empates na rodada do meio da semana, Vozão e Leão voltaram a figurar, respectivamente, em 2º e 3º lugares. Como o cruzamento semifinal acontece entre 1º x 4º e 2º x 3º, a classificação atual colocaria-os frente a frente.

Fortaleza vence e ajuda o Ceará

A possibilidade mais simples de evitar um confronto seria o Ceará vencer fora de casa o Guarany/S (que ainda tem chances de se classificar) e o Fortaleza vencer ou empatar no Pici diante do Icasa. Desta forma, o Vozão voltaria à liderança e não enfrentaria o tricolor, que terminaria em terceiro.

Para o Ceará, só a vitória interessa na briga pela liderança. Para garantir o terceiro lugar, o Fortaleza precisa pelo menos de um empate, para que não possa ser ultrapassado pelo Horizonte, que encara o Tiradentes num confronto direto pela última vaga em aberto.

O Fortaleza ainda pode ficar, na teoria, em segundo lugar. No entanto, precisaria que o Ceará perdesse para o Guarany e que o próprio time vencesse o Icasa. O problema é que os rivais ficariam empatados em pontos e números de vitórias. Assim, o tricolor precisaria tirar os 9 gols a menos de saldo que tem em relação ao alvinegro (Fortaleza +5 e Ceará +14). De qualquer forma, as equipes acabariam se enfrentando na semifinal.

Derrotas deixariam Clássico-Rei na dependência do Horizonte

Outra possibilidade de não haver confronto entre Fortaleza e Ceará nas semifinais seria que ambas as equipes saíssem derrotadas no domingo. Além disso, seria necessário que o Horizonte vencesse o Tiradentes, para que o Galo tomasse o 3º lugar do Leão. Assim, Ceará terminaria em 2º e o Fortaleza em 4º.

Todas as demais combinações de resultados culminariam com o confronto entre os grandes da Capital.

Por que os clubes devem evitar um confronto antecipado?

Há vários motivos que fazem Ceará e Fortaleza terem interesse em não querer um confronto logo na semifinal.

O primeiro é que o derrotado teria grande prejuízo financeiro e técnico, visto que perderia uma vaga na Copa do Nordeste 2014.

Além disso, vale lembrar que o Castelão não poderá ser utilizado na semifinal, devido a um show. Assim, os dois clássicos teriam que acontecer no PV. Aí podemos prever prejuízo financeiro, confusão para decidir quantidade de ingressos para cada clube, problemas para realizar a segurança na praça esportiva outras coisas que já acompanhamos nos últimos anos, quando o Castelão estava fechado para reformas.

0 comentários:

Postar um comentário