terça-feira, 13 de março de 2012

:: Uma cajadada, dois coelhos...

image

             André Figueiredo e Evandro Leitão foram os responsáveis pelo retorno de PC Gusmão.

             Os alvinegros estão em êxtase nesta terça-feira, 13 de março. Ao anunciar a contratação do treinador PC Gusmão para o comando do Ceará Sporting Club, o presidente Evandro Leitão resgatou a autoestima do seu principal patrocinador: o torcedor. Fez mais: matou dois coelhos com uma cajadada só! Além da injeção de ânimo, Leitão colocou a direção do time nas mãos de alguém que sobejamente já mostrou que conhece futebol.

             Não há que negar que PC Gusmão tem uma relação muito estreita com o Ceará. Queiram ou não, ele deixou saudades junto à torcida alvinegra. Comandou a equipe no acesso para a Série A em 2009 e, já no grupo de elite, chegou a disputar a liderança com o Corinthians até a décima rodada, antes da interrupção das atividades para a Copa do Mundo de 2010.

             Na época, tinha nas mãos um time sem estrelas, mas conseguiu fazer do elenco um belo conjunto. Eram peças que se encaixavam de uma maneira produtiva e fácil, tanto é que qualquer torcedor tinha a escalação do time na ponta da língua. E quando algum não podia jogar por causa de uma suspensão ou contusão, todos também já sabiam o seu substituto natural. Era um time sem surpresas. Exatamente porque possuia o que qualquer time sonha ter: esquema tático e identidade.

             O elenco atual do Ceará é considerado por todos bastante superior ao de 2009. Formado por atletas de qualidade, o time, no entanto, não conseguiu engrenar sob o comando dos últimos treinadores. Hoje o time não tem identidade e nem conjunto. Em campo, vê-se claramente um grupo de atletas desmotivados, dispersos e improdutivos, talvez também pelo fato de alguns atuarem fora de suas posições.

             É interessante destacar que uma das melhores qualidades de Paulo Cesar Gusmão é ter uma boa leitura do jogo e - como raros - é um treinador que sabe muito bem aproveitar o potencial de cada atleta, procurando dele obter o melhor rendimento.

             O novo treinador do Ceará terá boas e grandes dores de cabeça para escalar o novo Ceará. Alguns torcedores até já escalam o time para este "reinício" de campeonato. Fernando Henrique, Apodi, Daniel, Thiego e Marcio Careca; Heleno, Juca e Rogerinho; Mota, Felipe Azevedo e Romário! E o que fazer com os atletas de qualidade como Eusébio, João Marcos, Everton, Reina, Paulo Sérgio, Sodinha, Misael e o recém contratado Lima - só para citar alguns...

             Como se vê, tirando os "problemas" que PC Gusmão vai ter na escalação dos onze que colocará em campo, de uma coisa é certa: o torcedor está radiante com o clube, porque há o prenúncio de uma boa campanha no campeonato cearense!

             Trazer o treinador que a torcida pediu, foi sem dúvida uma jogada de mestre dos dirigentes do Ceará.

Texto de Xavier Neto

0 comentários:

Postar um comentário